Poeira Digital

Tudo o que você sempre quis perguntar sobre cinema digital e nunca encontrou ninguém com saco pra responder.

Tuesday, October 31, 2006



Tirando Proveito do Boom

Uma imagem deprimente do ponto de vista técnico, é o enxame de microfones seguros diretamente com as mãos e dispostos ao redor de um entrevistado como um espetinho de churrasco. Embora esta técnica seja a mais rude, ela está amplamente disseminada entre os operadores de áudio, principalmente aqueles que estão trabalhando com o jornalismo cru do dia-a-dia. O principal ponto negativo dessa técnica, é que, invariavelmente, todos os golpes e pancadas que o cabo de conexão com a câmera ou com o mixer sofre, são absorvidos pela própria estrutura metálica que envolve a cápsula do microfone e transmitidas ao tape de gravação. Assim, a inteligibilidade do que fala o entrevistado será pontuada intermitentemente pelo ruído áspero do cabo friccionado. Outro ponto negativo dessa "técnica", é que o microfone posicionado horizontalmente irá captar não só as palavras, mas todo o ruído ao redor. À medida que mais operadores disputam um lugar ao lado do entrevistado, mais arriscada se torna a operação do microfonista. É quase certo que a qualidade do seu trabalho terá implicações sobre a sua carreira. Na profissão do cinema, desculpas quase nunca são bem-vindas e não invalidam os erros cometidos.
O principal aliado do operador de áudio é o boom (pau de carga), ou, como é chamado aqui, a vara de microfone. O cabo deve ficar preso e estendido ao longo do boom e antes conectar-se com o microfone, uma presilha deve manter o cabo preso com folga, para permitir a sua maneabilidade e proteção. De bambu ou fibra de carbono, a necessidade do boom deriva de uma característica ineludível dos microfones: eles trabalham melhor pendendo em um ângulo entre 70º e 90º, acima da fonte sonora a ser captada. Este posicionamento permite que o microfone aponte diretamente para os lábios da pessoa que fala e em seguida, para o chão. Dessa maneira, uma grande quantidade de ruídos ao redor ficará isolada - naturalmente, sempre que o ruído abaixo for menor do que ao redor.
A segunda característica, é que os microfones não possuem a capacidade de buscar o seu alvo, como faz uma objetiva zoom. A zoom fecha o ângulo desde 10 ou mais metros, dando a impressão que apenas uma pequena distância separa o primeiro plano da ação ao fundo. As lentes zoom comprimem os planos de ação. Os microfones trabalham de outra maneira: para obter um bom som, você deve levar os microfones o mais perto possível da ação!
Suspender o microfone acima da ação, é a melhor coisa a fazer em 90% dos casos em que você estiver gravando. Este modo permitirá reproduzir um nível de áudio natural, com o menor trabalho posterior durante a mixagem e edição. As vozes nos diálogos serão captadas de uma forma nítida, de modo que mesmo um grupo de atores interagindo poderá ser captado com um único microfone operado com destreza. O operador pode fazer o seu trabalho de modo discreto, com o menor grau de interferência na ação gravada. As vantagens de trabalhar com o boom, previne inclusive, as aborrecidas e constantes interrupções no áudio produzidas pelo uso de microfones sem fio, com sua frágil resistência à interferência RF ambiental. Além do mais, a transmissão por sinal de rádio jamais reproduz toda as ricas texturas sonoras de um ambiente. Com o boom, o microfone vai trazer o áudio dos diálogos a uma presença dominante, sem perder os ruídos e os passos das pessoas se movimentando, além de todos os efeitos sonoros de uma cena.
Em casos onde o posicionamento acima da cabeça não for possível, ocasionando sombras em cenas muito abertas, onde é difícil manter a proximidade da ação, ou quando o operador deva permanecer agachado para não ser enfocado pela câmera, o boom pode ser utilizado de modo invertido, com o microfone apontando de baixo para cima. O som irá perder um pouco dos graves, mas ainda assim será perfeitamente utilizável e aceitável. Este fato se deve que acima, o microfone tende a captar mais fielmente o som da cavidade pulmonar, o que contribui para um nível de baixos mais acurado. Para o operador, manter o microfone de baixo para cima é mais difícil, porque a sua movimentação pode ser obstruída pelos objetos e móveis cenográficos, ou por todas as pessoas que estão trabalhando no momento. O operador de câmera deve estar prevenido da presença do operador de áudio agachado ou sentado no chão. Isto porque naturalmente se procura enquadrar a imagem, de forma que o personagem ocupe o maior volume, ao invés do espaço vazio acima de sua cabeça. Lembre-se de que no quadro, sempre se vai haver mais o chão do que o teto.
O seu boom deve estar dimensionado em relação à ação que você vai captar. Ou seja, os fatores que vão determinar o comprimento necessário para o boom, são as necessidades da produção onde você for trabalhar. Você jamais poderá realizar um trabalho de reportagem de ação na rua, com um boom onde seu microfone vai pender a longos e ridículos quatro metros de distância. O próprio bom senso o impediria. Filmes, comerciais ou séries na TV exigem que o boom possa alcançar 3,0 m a 5,0 m, para poder cobrir todo o set de uma única posição. Reportagens jornalísticas, documentários de ação (policiais, políticos, sociais, p.ex.), pedem um comprimento entre 1,5 m e 2,5 m, dado que o trabalho da equipe de câmera e som é de muita mobilidade e sempre perto do ponto de enfoque.
Sempre que você estender o boom, esteja certo de nunca faze-lo até o extremo de sua longitude, para não fixar as seções do boom nos seus limites justos. Sempre dê uma folga de alguns centímetros (0,5 cm ou 15 cm, dependendo da dimensão do boom), ao invés de apertar as roscas exatamente no limite das junções. Com isso, você estará evitando uma rigidez quebradiça e vai deixar o boom mais flexível e seguro durante a movimentação. A técnica correta para determinar o máximo de extenção para cada seção do boom, é estendê-lo e em seguida encurtar a seção alguns centímetros. O boom deve permanecer com as seções fixas e sem folga, para que não possam deslizar ou produzir vibrações por estarem frouxas. Outro cuidado é estender o boom na sua máxima longitude e em seguida encontrar o seu centro de gravidade, deixando-o apenas apoiado na mão para sentir como ele pende ora para um lado ou outro. Com o ponto de gravidade determinado, o esforço para manipular o boom é menor, pois o "balanço" dará mais estabilidade a todo conjunto, tornando sua operação menos cansativa para os músculos do braço e do punho. Este é um cuidado importante, pois muitas vezes as cenas são longas e devem ser repetidas muitas vezes. Em relação à produção digital, as tomadas tendem ser mais numerosas do que no trabalho com filme. Não é de se surpreender que todos os operadores e técnicos devam trabalhar mais tempo seguido do que antes.
Um cabo de microfone pode facilmente torna-se um inimigo do operador. Três fatores originam ruído no boom: condutibilidade, percussão e conexões frouxas. Condutibilidade é quando o ruído de vibrações físicas das hastes do boom são transmitidas e "viajam" ao longo da capa plástica que envolve o cabo de microfone. Para prevenir esta possibilidade, o boom deve ter as seções preenchidas com espuma plástica ou borracha especial anti-vibratória, tornando-se assim maciço.
Percussão é quando o cabo fica batendo livremente contra as hastes do boom. Mantenha o cabo sempre esticado, mas não retesado. Ou seja, evite que o cabo caia diretamente do microfone para o chão, mas mantenha-o paralelo ao boom. Presilhas de fixação podem ser utilizadas para manter o cabo colado ao boom, sem bater ou vibrar. A outra causa que produz ruído, é um cabo mal conectado ao microfone. Depois de algum tempo de uso, os conectores perdem a sua perfeita justeza nos encaixes, mesmo em conectores bem construídos como o XRL, conhecido também como Cannon. Então, mantenha s conexões firmes, utilizando uma fita adesiva para evitar que eventualmente o cabo se desconecte do microfone durante algum movimento nas gravações.
Mantenha sempre o cabo entre o boom e o microfone com uma certa folga. Um cabo inteiramente esticado até sua rigidez, certamente irá transmitir o ruído de manuseio. Da mesma forma, uma folga muito pronunciada irá produzir ruído. Este ruído pode ser evitado, simplesmente enrolando o cabo uma ou duas vezes na extremidade do boom, onde o microfone está preso ao seu suporte. Os suportes de microfone são construídos de modo que o cabo passe por uma espécie de guia ou pequeno trilho, onde fica dobrado de forma a manter a folga com a justa medida para não ocasionar ruídos. Fixe sempre o cabo ao suporte da maneira indicada. Muitos jovens operadores desdenham estes pequenos detalhes, mas eles se tornam importantes com uma grande quantidade de trabalho, onde inúmeros detalhes contribuem para dificultar ou danificar o trabalho.
Quando trabalhar com o blimp protetor de vento, o microfone deve ficar bem fixo nas presilhas de fixação no interior. Um detalhe importante, é que o cabo conectado ao microfone não deve ser longo, mas apenas uma seção de poucos centímetros. Assim toda vez que você trocar o microfone, não precisará abrir o blimp para a retirada do cabo. Basta desconectar o cabo maior da menor seção no interior do blimp.
Durante a operação do boom, segure-o firmemente, mas não o agarre, ou seja, suas mãos não devem ser mais do que um suporte sensível e não excessivo. Dessa maneira você evitará que os ruídos produzidos pelos atritos dos dedos sejam transmitidos ao boom na forma de vibrações. Alguns operadores utilizam luvas de editor ou de pelúcia, para tornar o contato com o boom ainda mais suave. Posicione os braços de forma a evitar fadiga depois de alguns minutos de operação. Se estiver trabalhando com um boom de 3,0 ou mais metros, eleve os braços acima da cabeça, mantendo o corpo virado ligeiramente de lado. Os braços devem ficar ligeiramente flexionados, e não completamente estendidos para o alto. Dessa forma, você estará numa posição mais confortável, ao invés de manter os braços adiante e trabalhar com o boom à frente, como se estivesse com uma vara de pescador. A posição lateral em relação ao boom, permite que você divida os braços em: braço frontal e braço posterior. O braço frontal deve alcançar o ponto de gravidade do boom e servirá de suporte principal, e o braço posterior servirá de guia, orientando a posição do boom para adiante e para trás e apontando o microfone.
Seja determinado quando for posicionar o microfone. A equipe de câmera não vai gostar se o seu microfone se acercar demasiadamente da cena, mas esta é a única maneira de gravar claramente os diálogos e toda ação. Mais uma vez, seja firme! Se você quiser, pode prender uma fita colorida no microfone, de modo a torná-lo mais visível durante a gravação. No ensaio de atores e câmera, simplesmente ponha o microfone inteiramente dentro da ação é vá recuando, até chegar ao limite seguro para não ser fotografado quando for dada a ordem de gravar. Nunca comece posicionando o microfone do alto e bem longe, para ir se acercando gradualmente da ação. O operador da câmera provavelmente vai dizer para você permanecer lá longe, e assim o seu trabalho não poderá ser realizado.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home