Poeira Digital

Tudo o que você sempre quis perguntar sobre cinema digital e nunca encontrou ninguém com saco pra responder.

Tuesday, November 07, 2006


Os Primeiros Passos no Set

Iniciar uma carreira no cinema, é uma decisão que envolve muita determinação. Não só porque a indústria cinematográfica impõe muitas restrições à vida das pessoas envolvidas (descontinuidade de trabalho, p.ex.), mas por que, principalmente, os produtores e as companhias de cinema limitam as oportunidades de ingresso para quem ainda possui pouca experiência. Se você vai participar pela primeira vez de um filme ou de um comercial, quer dizer que além da sorte, você mostrou talento natural e persistência suficiente para chamar atenção de um profissional e ser admitido em uma equipe.

É de se esperar que a inexperiência possa produzir alguns mal-entendidos, pequenos erros e confusões durante os primeiros trabalhos de um aprendiz ou estagiário. Isso, de maneira nenhuma deve desanimá-lo. Nós oferecemos uma pequena lista de atitudes que julgamos apropriadas para o seu trabalho. Elas não significam um limite na sua espontaneidade ou boa vontade; são apenas lembretes que podem ajudá-lo a integrar-se na sua nova equipe. Boa sorte.

Seja comprometido e cooperativo
Não se deixe envolver negativamente pelo trabalho penoso e repetitivo que uma filmagem impõe. Saiba que repetir - às vezes até o limite da exaustão - está na própria natureza do cinema: os atores repetem as suas falas; o fotógrafo ensaia a luz para iludir as sombras inoportunas; o diretor revisa o seu roteiro diariamente; os maquinistas repetem inúmeras vezes os movimentos para um travelling mais difícil... Se você menosprezar o esforço dos outros, quer dizer que você não está disposto a ajudar ninguém. Se for designado para fazer alguma coisa além do que a sua função pede - ou para trabalhar além do tempo estipulado - ou fazer modificações no que aparentemente já estava pronto - não crie caso ou argumente. Implemente de forma rápida e agradável o que lhe foi solicitado, para que o seu interesse pessoal no projeto seja notado.

Seja atento aos detalhes
Pequenos descuidos produzem grandes fatalidades. Procure manter uma atenção interessada em tudo o que lhe diz respeito. Se você for trabalhar com a câmera - mesmo sendo o 2° assistente - e ainda que a sua tarefa possa parecer enfadonha ou limitada, não deixe de pôr todo carinho naquilo que estiver fazendo. Se o seu trabalho for o de carregar e descarregar os magazines de filme, zele para que o saco preto utilizado para abrir os magazines com a película, seja mantido em condições de extrema limpeza, protegido do sol e da umidade. Bem sabemos do estrago que alguns fios de tecido rasgado, ou partículas de sujeira, produzem no negativo, danificando irremediavelmente as imagens de uma seqüência penosamente filmada com figurantes e muita ação. Com o vídeo, há uma certa ilusão de que o trabalho é mais fácil e a segurança é maior. Esta opinião não tem nenhum fundamento. Os arranhões no negativo, são substituídos no vídeo por drop outs ou tracking waves, cuja origem está na falta de limpeza ou cuidados na manipulação do equipamento. A atenção deve ser total, por que um slack originado por umidade, pode igualmente destruir todo o material gravado num cassete que ficou mal acondicionado.

Chegue cedo e saia tarde
Você sabe bem que o filme em que está trabalhando, significou um investimento de muitos meses de preparação e um orçamento importante, que tem que ser pago. Assim sendo, todo momento perdido se traduz em dinheiro perdido. Portanto, nunca, em hipótese alguma, chegue atrasado. Procure chegar com uma antecedência de no mínimo 15 minutos ao set. E, por fim, não seja o primeiro a sair, apenas foi concluído o trabalho do dia. Alguns minutos a mais para checar o equipamento, revisar as tarefas do dia seguinte, ou para uma breve conversa com o profissional que você assiste, podem demonstrar o grau de seu interesse e participação no trabalho.

Seja sempre discreto
Embora esta dica possa parecer restritiva para um jovem disposto a dar a sua contribuição, lembre-se de que você cumpre determinadas tarefas, cujo caráter específico não lhe permite interferir em outras áreas da produção. Portanto, se lhe for dado escutar uma conversa ou discussão alheias a sua função, faça-o de maneira discreta e sem comentários. Opiniões sobre decisões ou atitudes alheias geralmente se transformam em fofocas, que ocasionam muitos danos à convivência das pessoas.

Não entre em controvérsias ou discussões
Sexo, política e religião, embora façam parte de nossas vidas, não são os melhores temas para serem levados adiante num set de filmagens. Geralmente produzem discussões com alguma veemência e expõem atitudes irreconciliáveis. Deixe esses assuntos para seus amigos íntimos - afinal, você não vai querer converter ao seu dogma, as pessoas com quem está trabalhando.

Não se promova excessivamente
Não faça de si mesmo o assunto do dia. Qualquer que sejam os motivos que você tenha para demonstrar o acerto de suas opiniões, ou como realizou bem alguma tarefa, não faça disso um espetáculo para os outros. Guarde as suas vitórias e assim evite ciúmes ou competitividade dos outros. Nada pior num set do que uma equipe dividida em grupinhos, falando com despeito uns dos outros.

Apresente-se vestido apropriadamente
Embora um filme seja um grande acontecimento na vida de todos os que nele estão trabalhando, principalmente se for o filme de um "grande" diretor, você não precisa chegar aos extremos da elegância para demonstrar a importância disso para sua vida. Nem todos os diretores se apresentam como Truffaut, que costumava usar gravata durante as filmagens. Apresente-se com roupas limpas, folgadas e de tecidos leves. Como no Brasil trabalhamos muitas vezes sob uma canícula de 35°, com refletores ligados, as bermudas são plenamente admitidas num set de filmagens. Leve numa mochila, alguns objetos pessoais de higiene, como escova de dente, uma toalha de mão limpa e pente, pois facilmente um dia de trabalho pode se estender por 16 ou mais horas. Com pequenos cuidados como este, você dar-se-á algum conforto físico, que resultará numa maior disposição para o longo trabalho pela frente.

Procure ser o melhor no seu trabalho
Uma equipe de cinema tem bem definidas as funções para cada um dos seus membros. Seja qual for o setor que você escolheu ou foi designado, esteja seguro de que você compreendeu bem o que ele envolve e quais os predicados para executá-lo. Uma vez estabelecido o que você deve fazer, esteja seguro de que sua resposta será positiva e eficiente 100%. Um estagiário pode fazer trabalhos de continuidade, preencher o boletim de câmera para o laboratório, sair para procurar objetos para a cenografia... Isto não quer dizer que você sempre irá realizar várias funções ao mesmo tempo. Entretanto, esta etapa às vezes é necessária, até que você saiba determinar a sua área de interesse.

Trate todos com respeito
Respeito não quer dizer diminuir-se diante dos outros, servilidade ou puxa-saquismo. Ao contrário, é uma atitude que somente pessoas evoluidas demonstram em relação às outras. Em primeiro lugar, não selecione àqueles a quem você vai dirigir as suas melhores atitudes. Trate bem a todos, sejam atores, técnicos, produtores ou a direção do filme. E não pense que sua atitude permanecerá isolada na equipe - cedo ou tarde, você notará que todos passam a agir de acordo com o tratamento recebido, e você descobrirá novos amigos no seu ambiente de trabalho. Este pode ser um passo muito importante para consolidar o seu nome no novo meio que você está iniciando para trabalhar.

Admita seus erros
Se você cometeu um erro ou enganou-se durante o trabalho, fale imediatamente! Seja um magazine de filme mal carregado, um erro na folha de continuidade, ou esqueceu alguma coisa importante, não esconda! Embora este possa ser um momento difícil, você terá que superá-lo por seus próprios meios. Todos cometemos erros, mas no seu caso, você tem a melhor desculpa do mundo para um mau passo: você ainda é um estagiário, é o seu primeiro filme e você ainda está aprendendo o trabalho. Portanto, coragem, e encare os fatos. Se for uma falha justa, seguramente você receberá mais crédito e continuará na equipe.

Não conte piadinhas no set
Embora seu bom humor seja um trunfo positivo em muitos momentos, não faça de suas habilidades de comediante um espetáculo durante o trabalho. Nada mais irritante do que risadinhas a torto e a direito, enquanto outros estão tentando se concentrar. Cria, ao mesmo tempo, uma atmosfera de desconfiança, pois os que não estão escutando suas piadas, não vão participar e podem se sentir menosprezados ou mesmo atingidos pelas risadas dos outros.

Não interfira no que não lhe compete
Observe para não interferir no campo de trabalho dos outros: preste atenção para não bloquear o monitor do fotógrafo, passando diante da câmera; não toque em equipamentos que não estão sob sua responsabilidade; não dê palpites no desempenho dos atores; não pergunte sobre assuntos que não lhe competem. Atenção, não retire objetos do lugar e não conserte equipamentos que você não danificou. Essas simples atitudes vão contribuir para que sua presença seja sempre discreta no set, sem produzir mal-entendidos ou discussões, mas ao contrário, aumentando o respeito e a confiança em você. Boa sorte!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home