Poeira Digital

Tudo o que você sempre quis perguntar sobre cinema digital e nunca encontrou ninguém com saco pra responder.

Wednesday, November 22, 2006


AFINAL, O QUE É UM BOM SOM?

Uma boa imagem sincronizada com um áudio de má qualidade pouca utilidade terá na edição e seguramente será dispensada. Entretanto, uma imagem não tão perfeitamente realizada mas com um bom som, poderá ser editada.

De uma maneira geral, este é um critério básico na realização do áudio.O áudio não é um complemento da imagem, mas tem uma importância fundamental na própria finalidade das imagens que estamos capturando. Isto porque, ao contrário do olhar que necessita do apoio físico da realidade, o áudio pode ser transmitido e captado sem que a sua fonte primária seja uma referência imediata e tangível. O áudio pode nos levar a perceber "o que se passa" de uma maneira tão complexa como a própria imagem. Por conseguinte, sua ausência simplesmente destroçaria a própria qualidade intrínseca de uma imagem, mais do que a ausência das cores ou da sua desejada definição.

Do ponto de vista técnico, um bom som é o que apresenta um bom registro, uma boa modulação e uma boa relação entre a acústica do lugar e as vozes ou os ruídos do ambiente. Dito assim, o trabalho do operador de áudio em uma equipe de filmagem pode parecer simples, porém, dependendo das condições ambientais de uma locação e do equipamento disponível, o som pode ser aceitável, embora sem apresentar uma qualidade descrita como perfeita.

Neste sentido, devemos igualmente considerar os pormenores que podem tornar o áudio confuso e inapropriado, como os ruídos de um ambiente distinto daquele que a imagem está mostrando, mas que não puderam ser evitados. Este é um problema nas produções mostrando cenas de épocas passadas, quando havia menos trafego e os ruídos do ambiente eram diferentes dos atuais (carroças, carruagens, animais, pregões dos vendedores de ruas, etc).

A inadequação para a gravação do áudio de uma locação é muito freqüente, dado que a produção escolhe os ambientes em razão da fotografia ou da cenografia e muito raramente levando em conta as propriedades acústicas de uma determinada locação (se a área está sujeito a ventos fortes, p.ex.). Se o técnico de gravação não tiver a chance de visitar a locação com antecedência, ele será obrigado a decidir "na hora" quais os microfones e sistema de gravação (mono ou stéreo) que vai utilizar. Dessa maneira, ele está sempre correndo o risco de improvisar.

O segundo requisito importante, é que o operador possua uma boa sensibilidade auditiva. Isto porque, além de ser uma técnica, a gravação do áudio também é uma arte. Ou seja, o operador deve "saber escutar" tanto quanto conhecer os fenômenos que ocorrem durante a propagação do som. O bom desempenho dos microfones depende desse conhecimento para o seu posicionamento ideal em uma cena. É o que vai permitir captar o que interessa no momento complexo da realização de uma tomada de cena, com atores interagindo, movimentação da equipe e todos os ruídos do ambiente.Posicionar o microfone corretamente nesse instante quer dizer que ele sabe "onde o som está".

Durante uma gravação em ambiente externo há freqüente interferência de ruídos indesejados, como vento e vozes. As técnicas para obter uma boa qualidade do seu alvo sonoro transformam a gravação em uma tarefa complexa, onde a atenção a todos os ruídos golpeando o diafragma do microfone é fundamental para evitar uma completa ruína no áudio gravado.

O pior inimigo da captação é o ruído produzido por ação humana. Você pode testar a poluição sonora em que vivemos, simplesmente chegando à janela do seu apartamento e fechando os olhos por alguns minutos. Preste atenção. Se você não viver de frente para a mata ou algum parque, com certeza vai escutar o som permanente e monótono do tráfego dominando a sua "paisagem sonora". Esta é a forma que os microfones captam o ambiente, pois eles são indiferentes a qualquer som que chegue até a membrana sensível no interior da cápsula: tanto faz o ruído "poluidor", quanto o som que você deseja capturar.

RESOLVENDO OS PROBLEMAS DA CAPTAÇÃO

Estes problemas têm duas soluções: a primeira, é sempre gravar nas horas em que a atividade humana for mais reduzida. Isso pode obriga-lo a sair em busca de sons naturais em horários incomuns, como muito cedo pela manhã ou muito tarde, à noite. Naturalmente, em uma locação com atores e a fotografia dependendo da luz do dia, você deve optar por equipamentos que possam efetivamente oferecer uma grande margem de segurança durante a realização do áudio. Microfones hipercardióides, que rejeitam todo o som cuja fonte não esteja exatamente diante do diafragma, podem ser uma opção para minimizar as interferências sonoras, como os ruídos da atividade da equipe.

Se o vento for o seu maior problema e não for possível evitar a gravação de uma cena em momentos de muita atividade eólica, você deve optar por protetores de vento (windy socks), que bloqueiam e dissipam a pressão do vento uniformemente, antes que o impacto atinja o microfone. Da mesma forma, proteja o microfone sempre que for possível atrás de algum anteparo, para evitar que as rajadas o atinjam diretamente.

Certa vez, de madrugada, gravei um belíssimo efeito do vento zunindo através da fresta aberta na porta de entrada de um hotel em Punta Arenas, no Chile. A cidade fica em uma localidade onde o vento soprando da Antártica é permanente e furioso quase todo o tempo. Obtive cerca de três ou quatro minutos de gravação ininterrupta do vento uivando e sibilando. Editei o áudio, suprimindo os estalidos da porta do hotel e na finalização de um documentário, utilizei partes alternadas deste som, para preencher os momentos em que a gravação das cenas não podia evitar as interferências de ruídos. Dessa maneira, obtive um bom resultado do vento interagindo com todos os detalhes das cenas, sem perder a boa qualidade acústica dos sons naturais do ambiente. Mesmo para as cenas de interiores, o "meu" vento forneceu uma perfeita integração com o ruído de portas batendo, rangidos e estalidos dos telhados das casas. Utilizei o mesmo som inclusive em cenas portuárias e de pesca, com resultados naturais e perfeitamente "honestos" do ponto de vista da realidade das imagens.

Os sons gravados no contexto ambiental das cenas são sempre expressivos, mas muitas vezes o som deve ser limpo, claro, livre de todo ruído e destituído de qualquer ambiente. Para esses casos, a opção é o som de estúdio.

O TRABALHO NO ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO

Quando o som deve ser limpo e com a menor coloração possível, o microfone deve ficar a uma distância entre seis polegadas a dois pés da fonte sonora, previamente estabelecida em uma sala de dimensões pequenas, com as paredes revestidas com material não reflexivo das ondas sonoras. Microfones dinâmicos são os mais indicados para este exemplo. Para a gravação de vozes, interponha filtros de material sintético feitos para absorver o impacto da expiração sobre a membrana reflexiva dos microfones. Existem adaptadores para prender esses filtros nos microfones, na forma de pequenas molduras quadradas ou circulares que não atrapalham a operação durante a gravação. De qualquer modo, os microfones devem permanecer estáticos em suas bases.

Se você quiser apresentar uma característica mais aberta no seu som, a sala deve ser maior e o microfone fica a uma distância entre um e seis pés de distância da fonte sonora.

COLECIONANDO SONS

Adquira o hábito de gravar várias versões de um mesmo som. Por exemplo, o choro de uma criança a diferentes distâncias, ou os latidos de um cão nas mesmas condições. Faça a mesma coisa com ruídos de objetos: tilintar de metais, rangidos da madeira, ferramentas batendo ou arranhando, correntes, campainhas, martelar de pregos, etc, a lista é imensa. Cada objeto produz a sua impressão sonora própria e devemos sempre observar o material de que são feitos. Observar um objeto e imaginar o som que deve produzir é uma das atitudes permanentes de um operador de som criativo. Um homem cortando um tronco de árvore com um machado deve transmitir, além do próprio fato físico da madeira sofrendo o impacto da lâmina, as características sonoras que fazem desse um gesto de esforço físico: o zunido do machado descendo para o golpe, o impacto da lâmina na madeira, a respiração do lenhador em esforço, o estalido da madeira rachando, o deslizar das mãos no cabo da ferramenta.

Todos esses detalhes devem ser apresentados de uma só vez, no ritmo da ação.
O valor de uma coleção de sons variados torna-se claro, pois a captação nunca é completa para os efeitos expressivos que se queira dar a uma imagem sonora. As dificuldades de gravação podem ser diminuídas com uma coleção de sons, para utilizar de acordo com a necessidade ou a expressividade requerida pelo áudio.

À medida que você for ampliando a sua coleção de sons, vá transferindo-os para um tape mestre de áudio ou para o seu computador e organize-os em categorias bem determinadas. A classificação é muito importante, pois sempre que você desejar, encontrará facilmente o som que estava precisando. Com o tempo, você vai descobrir o seu próprio método de classificação. Uma dica: procure guardar os sons ambientais em stéreo com um mínimo de dois minutos de duração. E os sons incidentais - como freadas de carro ou portas batendo - guarde-os em mono.

Você sempre poderá comprar uma coleção de CDs com efeitos sonoros e diversos ambientes. Embora muito caras, essas coleções de CDs são excelentes. Entretanto, não deixe de fazer a sua própria coleção de sons, pois eles darão uma marca pessoal ao seu trabalho.

ORGANIZANDO O TRABALHO

Um bom trabalho de captação de som depende de dois requisitos fundamentais: um bom equipamento e uma equipe disposta e atenta para fazer o trabalho. Por bom equipamento não devemos apenas exigir um bom gravador, microfones variados e um mixer com recursos para uma perfeita distribuição dos microfones, mas também todos os suplementos que podem se tornar decisivos durante a gravação: protetores de vento, abafadores, espumas de proteção contra impactos, cabos novos e flexíveis, conectores em perfeito estado (nunca utilize um conector com o parafuso de fixação faltando!) e varas de sustentação de microfones adequadas para as diferentes locações.

Uma equipe disposta e atenta significa que os problemas podem ser resolvidos antes de se tornarem grandes problemas. Significa que a equipe de gravação estará atenta contra todos os inimigos do bom som, melhorando o ambiente para gravação e atacando as fontes de ruídos onde quer que elas apareçam. A equipe de som precisa trabalhar a partir de uma estratégia básica, que deve ser entendida como uma grande capacidade de antecipar os problemas que possam ocorrer, ao invés de simplesmente reagir depois que eles surgirem.

Quer um exemplo? Vamos supor que o mapa da produção estabelece que em um dado dia seriam feitas apenas tomadas internas. Uma equipe acomodada e sem iniciativa não levará protetores de vento para os microfones – porque não há vento em interiores! Entretanto, como em uma produção de cinema as mudanças podem ocorrer sem prévio aviso (não esqueça que o cinema é uma arte, cuja poética exige mudanças inesperadas no rumo da execução, embora o objetivo seja mantido), a equipe deve prever que o diretor possa mudar para o exterior algumas falas do personagem ou uma entrevista e assim aproveitar o cenário natural do ambiente. Se a equipe de som estiver munida de protetores de vento e microfones adequados para exterior (como um shotgun, por exemplo), além de um boom suficientemente longo para o exterior, as dificuldades serão menores e sem necessidade de improvisar nada. Bem diferente da equipe desesperada para encontrar na locação um pouco de espuma para recobrir os microfones sem proteção adequada, com um número reduzido de cabos e desprovida de um boom de comprimento apropriado.

A EQUIPE IDEAL

Se a equipe for reduzida a uma só pessoa operando o gravador, o mixer, o boom e os cabos, com certeza a atenção do operador estará permanentemente dividida e a qualidade do seu trabalho irá refletir as dificuldades da operação.
As vantagens de uma equipe com duas pessoas são evidentes diante da complexidade da tarefa para gravar o som. A primeira vantagem é a versatilidade: o boom sempre estará se movendo para posições estratégicas, os cabos não ficarão largados por toda parte, atrapalhando a ação dos atores.O operador do mixer e do gravador poderá se concentrar melhor na leitura e correção dos níveis da gravação, enquanto os microfones, cabos e todo o equipamento móvel, será operado por outro técnico ou pelo seu assistente.

RESPONDENDO A PERGUNTA INICIAL

Como o som em um filme é parte do esforço de uma equipe, um "bom som" é a forma criativa de agregar mais um componente de qualidade às necessidades do diretor ou dos produtores do filme. Para isso, você precisará escutar com atenção quais são as necessidades e desejos do diretor e dos produtores. Se, por exemplo, o filme for de uma época anterior, vamos dizer dos anos 30, será conveniente discutir os inúmeros detalhes sonoros que devem ser percebidos em cada cena, como os ruídos dos motores dos automóveis da época, por exemplo. Se a produção reuniu um certo número de automóveis antigos para as cenas de rua, espera-se que o áudio mostre o ruído dos motores na época. Por certo, você deverá oferecer uma grande quantidade de alternativas sonoras dos motores e do ruído dos carros para cenas de velocidade, estacionamento e tráfego normal. Igualmente, deverá levar em conta se os automóveis estiverem sobre chão de cascalho, areia ou asfalto, na chuva ou em terreno seco.

A informação sonora sobre o ambiente não é apenas um acessório, mas deve responder às necessidades da história e da sua narrativa. Assim, quando entregar o material gravado para ser posteriormente manipulado na edição e na finalização, é importante que uma descrição acompanhe cada tomada, para evitar perdas de material, que pode ser ignorado por não estar adequadamente descrito. Como a edição e a finalização acontecem geralmente muito tempo depois da realização das imagens, certamente não será possível lembrar "onde estava aquele som maravilhoso dos carros" e a opção do editor será cobrir as cenas com sonorização feita à partir de uma coleção de CDs.

O operador ou técnico de som deve se inteirar de todos os detalhes da produção que possam afetar o seu trabalho. Assim, use uma caderneta de repórter e tome notas. Boas idéias geralmente aparecem quando mais estamos envolvidos com os detalhes de nosso trabalho e escrever é uma boa forma de organizar os nossos pensamentos. Por outro lado, escutar é melhor do que falar. Isto não quer dizer que as suas opiniões não devam ser emitidas. Bem ao contrário, desde que possam vir a ser uma real contribuição ao esforço da equipe. Se você tiver uma opinião sobre como uma cena deva ser realizada do ponto de vista do som, não tema se manifestar. Você também está sendo pago para pensar. Mas, se os seus pontos de vista não forem aceitos, não entre em discussões para fazer prevalecer sua opinião. Você pode não ser mais chamado para outros trabalhos.

O mais importante é demonstrar que você realmente está engajado no projeto e que respeita as pessoas que o chamaram para integrar a equipe. Sendo assim, esteja sempre disposto a comunicar claramente o que está fazendo, demonstrando segurança nas suas opções técnicas. Além de possuir o know-how para operar o seu equipamento e criar um som maravilhoso, é necessário ter a sensibilidade para entender o que os produtores e o diretor esperam receber do seu trabalho.

Junte estas qualidades à atenção e disciplina e você conseguirá realizar o seu trabalho de forma distinta e criativa.Boa sorte!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home