Poeira Digital

Tudo o que você sempre quis perguntar sobre cinema digital e nunca encontrou ninguém com saco pra responder.

Saturday, December 23, 2006


MediaLog - Uma Grande Ferramenta!

MediaLog é um software da Avid, para a sua plataforma de edição não-linear. O programa pode ser instalado em qualquer Mac ou PC com pelo menos 8 megas de RAM. O programa vem em disquetes ou em CD. Tudo a fazer é acompanhar as instruções para a instalação. Diferentes versões do MediaLog são compatíveis com diferentes versões do Media Composer ou do MCXpress.

A grande vantagem que o MediaLog oferece, é permitir a aquisição de dados algorítmicos e atribuir informações para cada cena logada que posteriormente vai ser digitalizada. Assim, o timecode, as marcas de entrada e saída dos takes, a duração de cada cena, o número de pistas de vídeo e áudio, além da própria descrição dramática das cenas que o logador vai assistindo e escolhendo, são armazenados como uma referência permanente para o editor utilizar quando forem necessárias. Sendo assim, o MediaLog permite que você prepare antes todo o seu material para edição que foi gravado, sem dispender tempo precioso (pois o tempo em edição é caro) no Avid.

O MediaLog é uma ferramenta extremamente útil ao editor, não só porque permite a criação de bins. O que é isso? Bins são as unidades básicas de referência em um projeto de edição no Avid. Os bins organizam a informação, segundo a convenção que o editor ou seu assistente fazem do material a ser manipulado. Assim, um projeto pode apresentar vários bins - músicas, cenas de ação, entrevistas, cenas noturnas, etc - tornando o material acessível dentro das características particulares de cada imagem. De uma forma breve, o bin se define como um arquivo de dados algorítmicos acompanhado de uma descrição condensada de uma dada cena.

Sua utilidade é maior, pois permite você se familiarizar na forma com que o Avid organiza todo o material digitalizado e a sua interface. O MediaLog pode ser utilizado como ferramenta de digitalização no Media Composer ou no MCXpress: adicione os números de timecode correspondes ao início e final de uma cena e clique o botão de log. A informação vai ser gravada no bin na forma de um clip. Acrescente ali uma pequena descrição para a cena "logada" na área correspondente. Depois, adicione ordem aos diferentes clips (p.ex., a ordem crescente do timecode, números dos tapes de vídeo "logados", etc). Portanto, o trabalho de logar uma fita é transformar as informações aúdio-visuais de um tape gravado em um número (um algorítmo). Esta conversão é que irá permitir ao Avid encontrar no tape original aquele material previamente selecionado (logado). Está claro?

Assim que o log de um dado tape estiver completo, ou seja, todas as cenas da fita transferidas para algorítmos correspondentes a entrada e a saída do timecode, determinados pelo editor ou seu assistente, transfira estes dados para um disquete ou CD e insira no Avid. Ou, se dispor dessa facilidade, envie seu log online. No Avid ele vai ser lido no folder denominado"Composer Projects".
Você vai simplesmente arrastar toda essa informação para um bin correspondente no Composer. Todas as múltiplas informações que você atribuiu para cada cena ou imagem vão estar preservadas e intactas no Media Composer ou no MCXpress. É tudo. O log já está pronto para ser digitalizado, com uma grande economia de tempo de operação na plataforma de edição. É claro que as vantagens para um projeto independente e de baixo orçamento são evidentes com a utilização dessa ferramenta.

Ao mesmo tempo, o MediaLog é uma ferramenta ativa na edição. Pois, na verdade possibilita a pré-edição do material de câmera. Isto é, não devemos ver o MediaLog apenas como uma ferramenta para realizar o trabalho cansativo e metódico de organizar o material a ser editado. Ao contrário, ao logar um material gravado vamos criar vínculos entre as diferentes cenas, que vão constituir depois as sequências do filme. Isto é possível porque ao logar estamos visualizando todo o material gravado. Não vamos apenas indicar as cenas que estão gravadas, mas vamos indicar os componentes áudio-visuais que compõem uma dada cena; ao lado do plano principal, vamos definir o material de corte, ou seja, as tomadas assessórias que podem ser utilizadas na composição da sequência.

Esta deve ser a correta interpretação e utilidade dessa ferramenta. Sua utilização pressupõe o conhecimento das técnicas de edição, tanto quanto a sensibilidade para sugerir caminhos para a composição de uma sequência. O trabalho no MediaLog supõe uma visão do filme que vai ser editado, para procurar as imagens de acordo com o objetivo que se deseja atingir na edição final. A marca pessoal do operador do MediaLog torna-se, portanto, um componente positivo da realização de um filme, tanto quanto o trabalho de câmera, a qualidade do material sonoro, a edição das imagens e a mixagem final do áudio.

É um trabalho que requer disciplina, paciência, boa-vontade, curiosidade, discernimento intelectual e muito carinho pelas imagens. É preciso que as informações descritas no bin sejam claras, breves e consistentes. Uma descrição das imagens redigida de modo imperfeito, incompleto e mesmo desinteressante, contribuirá certamente para maiores dificuldades durante o trabalho de edição. O operador do MediaLog deve saber organizar os bins de forma a tornar a edição fluida, agrupando as imagens e sons de maneira que possam ser facilmente encontrados. Um bin confuso, com os clips agrupados sem uma definição das suas prioridades e funções, certamente será causa de muita irritação e de mais trabalho para o editor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home